segunda-feira, 23 de julho de 2012

Campeonato Nacional de XCO - Rio de Mouro

Desde já peço desculpa pelo atraso do post, mas não me foi possivel colocar mais cedo.


No passado dia 17 de Julho de 2012 realizou-se em Rio de Mouro a prova mais esperada e cobiçada por todos os atletas, o Campeonato Nacional de XCO.
Partíamos para esta prova com optimos indicadores dados pelos nossos atletas, e  há muito que o nervosismo não se fazia sentir desta maneira pois a possibilidade de termos  campeões nacionais na equipa era muito elevada.

O facto de termos o Campeonato Nacional em “casa”, permitindo aos nossos atletas treinar e conhecer a pista melhor que os adversários, poderem fazer a recuperação em casa sem necessitar de grandes deslocações era um ponto a nosso favor.

Para ser sincera é muito mais difícil estar “do lado de fora” a torcer, que lá dentro a competir, os nervos apoderam-se de nós, fazendo-nos correr de um lado para o outro, esquecendo de que alimentar o corpo é muito importante para nos mantermos de pé.

O dia começou cedo, e o vento deu algum descanso, pois durante toda a semana na zona de Sintra o vento forte foi uma constante, avisinhava-se um dia de sol com a temperatura a ajudar a um bom espetáculo. Como jogávamos em casa, aproveitámos esse facto para fazer toda a publicidade possivel ao maior e melhor ginásio de Sintra e arredores, que nos apoiam incondissionalmente, Spald Club Sintra.

Na primeira corrida do dia, Frederico Brandão fez as honras da casa e fez uma prova consistente e regular acabando em 13ºlugar dos Veteranos A.

Ás 12h30 partíamos para a corrida C2, onde a possibilidade de termos duas Campeãs era grande, mas as quedas no dia anterior à prova poderiam afetar o rendimento.
Andreia Lopes que partia com o objectivo de lutar pela camisola das sub-23, ressentiu-se da queda do dia anterior, voltando a cair na prova, sendo obrigada a desistir e a ter uma viagem até aos bombeiros de serviço.

Este era um percurso ao gosto da Rita Inácio, que jogava em casa e teve a possibilidade de “estudar” bem o percurso, e partia para a prova como uma das favoritas. Fez uma prova muito inteligente, deixando a adversária desgastar-se na frente da corrida, atacando no momento certo, ganhando uma vantagem confortável e gerindo a corrida na 2ºvolta, sagrando-se assim Campeã Nacional de Cadetes Femininas.
Margarida Lopes que vinha num crescente de forma era também uma das favoritas para esta corrida, lutou e chegou a rodar muito próxima de 2ªclassificada, conseguindo assim a medalha de bronze.




Ainda na corrida C2 correram os Cadetes Masculinos, e à partida já tínhamos uma baixa, Fábio Teles, que na prova de Colares teve uma queda aparatosa, tendo que imobilizar o braço durante um tempo. Contámos ainda assim com o João Garcia que partindo do fim do pelotão consegui acabar em 16ºlugar.
Na corrida C3, o nervosismo por parte da família suc era grande, pois sabíamos das possibilidades do João Cabral se tornar Campeão Nacional sendo ele Júnior de 1º ano.
Desde o início rodou a 25-30 segundos do 1º, e todos acreditávamos que ele era capaz de chegar à frente e lutar pelo título, mas na ultima volta a vontade de chegar à frente fez com que arrisca-se mais a descer, e uma queda violenta, batendo com a cara no chão, fez  com que ficasse um pouco desnorteado e sem o travão de tras, tendo que ser mais cauteloso a descer, e perdendo assim a luta pela camisola mais desejada.
A vantagem que tinha para o 3ºclassificado permitiu gerir o resto da volta e sagrar-se Vice-Campeão Nacional.




Ainda nos Juniores, Filipe Silva que tem mostrado desde o momento em que entrou para a equipa um grande querer e uma enorme evolução, foi dos últimos a ser chamado e fez um grande recuperação, não fosse a desidratação que o fez parar para vomitar e a história teria sido outra, acabou ainda assim na 23º posição. André Dimas atleta que este ano deixou o motocross e optou pelo XCO, dá espetáculo por onde passa a descer, este está a ser um ano de habituação a uma nova realidade e a um ritmo competitivo diferente ao qual não estava habituado, nem por isso deixou de lutar acabando no 34ºlugar.

Nos elites contámos com o Ivo Pais, que teve que abrandar os treinos nos últimos tempos, mas consegui-se impor na elite nacional acabando em 26ºlugar.

É certo que as classificações por equipas demoraram a ser reveladas, e tanto demoraram que saíram mal, privando assim a equipa de subir ao pódio no lugar que lhe competia e tirar a foto da praxe, mas não é isso que nos deita a baixo, e só nos faz querer continuar esta jornada.

Resumindo, este 3ºlugar por equipas é de todos os atletas da equipa, de todos os que em todos as provas nos seguem e nos apoiem, das familias dos nossos atletas e staff que muito se sacrificam.
Aos nossos patrocinadores, Spald Club Sintra por todo o apoio, à + watt suplementação by Naturamove, Biclas do Rio, Ozenergy, Miranda Gás, Cofides Competição e CEP.

Classificações:
Veteranos A:
13ºlugar – Frederico Brandão

Cadetes Femininas:
Campeã Nacional – Rita Inácio
Medalha de Bronze – Margarida Lopes
Cadetes:
16ºlugar – João Garcia

Júniores:
Vice-Campeão Nacional – João Cabral
23ºlugar – Filipe Silva
34ºlugar – André Dimas

Elite:
26ºlugar – Ivo Pais

Equipas:
3ºlugar Medalha de Bronze  

1 comentário: