segunda-feira, 25 de março de 2013

1ª Prova da Taça de Portugal XCO - Silves


O fim de semana de 24 e 25 de Março ficou marcado pelo início da Taça de Portugal de XCO, esta foi a 2ª vez que a Taça se iniciou em Silves, sabíamos por isso que à partida teríamos uma prova  muito dura. Partimos sábado dia 24 para o local da prova e as condições climatéricas que se verificavam não eram as melhores, chuva durante toda a viagem, deixando antever um percurso enlameado. À chegada foi isso mesmo que encontrámos, muita lama e chuva. O reconhecimento da pista mostrou que com estas condições seria uma prova muito dura, onde muitas zonas teriam que ser feitas a pé. Algumas quedas graves nas zonas mais técnicas revelavam que era preciso ter alguma calma e não arriscar demasiado. Durante a tarde o céu ficou limpo e levantou-se algum vento criando alguma esperança que o terreno seca-se um pouco, mas a noite trouxe mais chuva e a pista voltou a ficar muito enlameada 
Com um pelotão de 329 atletas divididos pelo diferentes escalões e a presença de 52 atletas femininas o espectáculo estava garantido.
Para esta primeira prova tínhamos uma novidade, que esperamos que nos dê muita sorte para toda a época que se avizinha  os nosso novos equipamentos.
Domingo pela 9h30 dava-se início à corrida C1 onde contámos com a presença do Marco Lúcio nos Masters 30. Na parte final da prova, mais uma vez a chuva fez-se sentir tornando o percurso ainda mais duro, obrigando a fazer grande parte do percurso fora da bicicleta. O nosso atleta Marco Lúcio tendo em conta que chegou no próprio dia ao local da prova e sem fazer o reconhecimento do percurso um 6º Lugar é um bom prémio para todo o esforço.
Durante o aquecimento para a corrida C2 voltou a chover e só pedíamos que o terreno secasse o mais rápido possível e que a chuva parasse de vez, e assim foi.
Ás 12h30 teve inicio a 2ª corrida do dia e aqui contávamos com 4 atletas.
A Rita Inácio depois de no ano passado se ter consagrado Campeã Nacional de Cadetes subiu este ano a Júnior, aumentando a dificuldade mas nem isso altera o espírito. Esta prova foi ganha pela Ana Tomás (Btt Seia) já no seu segundo ano de Júnior e com um andamento de elite. A  Rita Inácio fez um grande 2ºlugar revelando já um bom andamento e superior a algumas elites deixando boas perspectivas para uma próxima chamada à seleção nacional de btt.
Deixamos também uma menção à Sofia Silvestre, atleta da seleção a par da Rita e da Ana, que apesar da lesão contraída no ultimo fim de semana ao serviço da seleção tentou concluir a prova mas o joelho não deixou.
Nesta C2 o Rafael Oliveira que passou este ano a cadete mostrou que é um atleta a ter em conta tendo sido o melhor atleta português subindo ao 2º lugar do pódio, numa prova ganha pelo espanhol Ignacio  Marquez ( Scott - Sportbici ). Esta corrida ficou ainda marcada pela queda do João Francisco, que foi obrigado a desistir por dores, e João Beato, que teve que recuperar o terreno perdido, logo na partida, terminando ainda assim em 43º Lugar. Pensamos que o João Franscisco tivesse fracturado algo mas felizmente está tudo bem.
A ultima corrida do dia C3 estava marcada para as 14h45, e este não foi o dia de João Cabral que tem vindo a atravessar uma fase menos boa, apesar de ter concluído a prova em 4º Lugar e como Campeão que é, quer sempre mais, mas a sorte vai surgir, toda a equipa acredita no seu valor e nas suas capacidades. Ao serviço encontrava-se também André Dimas que tem vindo a subir de forma terminando em 18º Lugar. Na sua primeira prova da Taça de Portugal tínhamos o Tiago Sousa que terminou a prova em 48º Lugar e Fábio Teles que durante o reconhecimento do percurso no sábado tinha sofrido uma queda violenta e estava com algum receio, mas ultrapassado o impacto e realizou uma grande prova terminado em 33º Lugar.
Foi um fim de semana muito preenchido e onde o mais que os resultados o convívio entre atletas e amigos é também importante para formar estes jovens como pessoas e como atletas, é essa a função da equipa orientar, ajudar e acompanhar.
Por equipas até ao momento não temos informação, mas conseguimos 8 pontos o que deve dar aproximadamente 5º Lugar.

Tudo isto não seria possível sem os nossos patrocinadores, Loja Poupe que tem contribuído e muito para que tenhamos melhores condições, Evo Nutrition que foi muito importante para ter os nossos atletas recuperados, ao Ginásio Spald que faz todo o trabalho de fitness, à Cofides Competição pelos equipamentos, Sintra Bike melhor manutenção das bikes, Cs Treino que sem ele nada disto seria possível e mais recentemente à D'Maker pela marca Corratec que vai acompanhar o João Cabral e a Rita Inácio.
Sem esquecer do apoio fundamental das famílias dos nossos atletas.

Próxima prova da Taça de Portugal vai realizar-se em Rio de Mouro no dia 20 Abril, contamos por isso com a vossa presença.














Sem comentários:

Enviar um comentário